Bateria de moto: Quais os tipos? Como carregar? Saiba tudo!
Tudo sobre bateria de moto: tipos, vida útil e dica de recarga
A bateria de moto, assim como suas parentes dos carros, é um importante componente para o funcionamento do veículo em si. Partida elétrica, faróis, injeção eletrônica e gestão de combustível em motos flex, tudo começa com essa fagulha.
Mesmo sendo tão essencial para as motocicletas, nem todo piloto conhece a fundo esse componente. Sabia que existem 4 tipos principais de bateria da moto? Tem ideia de qual a sua vida útil? Quer saber como evitar uma bateria arriada e como recuperá-la quando isso acontece?
Então hoje é o dia que você poderá responder a todas essas perguntas, basta continuar lendo.
Aproveite!
Função da bateria de moto
Antes de mais nada, vale ressaltar o papel da bateria no funcionamento da moto. De modo geral, ela funciona similar a uma bateria de carro, armazenando energia para alimentar o sistema de ignição e demais componentes elétricos, como acender o painel, gerenciar o consumo de combustível e ligar os faróis.
Cada moto requer um tipo específico de bateria, que depende da cilindrada, tamanho, amperagem nominal e outras características do modelo que possam interferir na acomodação do componente ou ainda no consumo gerado pelo sistema elétrico.
É muito importante ficar atento ao modelo de bateria indicado no manual do proprietário. Utilizar uma variedade inadequada pode gerar sobrecarga e comprometer o funcionamento da sua moto.
Os 4 tipos de bateria de moto
Apesar do funcionamento da bateria ser basicamente o mesmo, à medida que a tecnologia aumenta sua participação nos equipamentos da moto, a demanda por carga também pode subir, exigindo uma peça mais robusta.
Também pode ocorrer o desenvolvimento de novas tecnologias, mais limpas e/ou eficientes, resultando em diferentes opções disponíveis no mercado. Em geral, os 4 tipos de bateria de moto são:
- chumbo-ácido: modelo tradicional, com placas metálicas em uma solução ácida que constituem um eletrólito, onde a energia elétrica pode ser armazenada por meio de reações químicas. Ela é pesada, requer cuidado constante, mas tem menor custo;
- AGM: sigla para “absorbed glass matt”, se trata de uma versão otimizada da bateria de chumbo, apresentando uma lã de vidro, daí o seu nome, separando as placas metálicas para reduzir vibrações e gerar um desempenho mais uniforme;
- Gel: bateria de moto com gel eletrolítico, que substitui a solução de água e ácido sulfúrico. Dessa forma, a perda de fluido é reduzida e a durabilidade é maior que a versão tradicional;
- Lítio: a bateria de lítio também chegou nas motos, reduzindo o peso e aumentando a capacidade de carga do dispositivo. Apesar de ter um custo maior, compensa na eficiência e é muito comum em modelos mais esportivos ou com equipamentos adicionais.
Quanto tempo dura a bateria de moto?
Em geral, a vida útil indicada pelos fabricantes fica em torno de três ou quatro anos. No geral, quanto tempo dura a bateria da moto é algo difícil de determinar, considerando que ela pode servir por períodos mais longos com base na forma como o veículo é utilizado.
Quando a moto fica parada por muito tempo, algo entre dois e cinco meses, dependendo do modelo e tipo de bateria, pode ser que ela descarregue. No início da pandemia, muitos motociclistas pararam de usar a motocicleta com frequência e descobriram isso da pior maneira.
Na prática, é possível carregar a bateria da moto, como veremos mais adiante. No entanto, realizar esse procedimento muitas vezes seguidas pode comprometer em definitivo a capacidade do componente em realizar a retenção de carga.
Para não deixar a bateria da moto descarregar, temos algumas recomendações, veja:
- Não deixe a moto parada por mais de trinta dias, dê partida e rode com ela por algum tempo, em torno de meia hora, para permitir a recarga durante o seu funcionamento;
- Evite muitos componentes eletrônicos adicionais, ou seja, dispositivos que não são de fábrica e não tiveram seu consumo calculado na hora de selecionar a bateria da moto;
- Nunca deixe a chave de ignição na posição de ligada, isso pode consumir a carga da bateria sem você notar;
- Sempre faça a manutenção preventiva e, caso note algum componente elétrico que não esteja funcionando corretamente, procure a sua oficina de moto para uma checagem mais completa;
- Use um mantenedor de bateria, o chamado “Battery Tender”, um dispositivo que pode ser colocado na bateria e ligado à tomada de casa para manter o nível de carga sem precisar rodar com a moto.
Como carregar a bateria da moto? É possível recuperar?
Deixou a moto parada ou esqueceu os faróis ligados e ficou sem carga? Bom, isso pode acontecer com qualquer um, mas será que tem como recuperar a bateria da moto?
A notícia boa é que sim, é possível! Temos carregadores de bateria automotiva específicos para motocicletas e modelos multiuso. No entanto, vale a pena procurar as informações do fabricante para verificar a compatibilidade antes de tentar a recarga.
Outro ponto importante é que em baterias seladas, romper o selo para completar o fluido da bateria pode inutilizar a garantia da peça e requer certo conhecimento. De modo geral, faça por sua conta e risco e, sempre que possível, solicite que o serviço seja feito por um profissional capacitado.
Para ver como pode ser feita a recuperação de bateria de motos, o vídeo abaixo mostra tudo:
Quanto custa bateria de moto?
Em relação ao custo, a variedade também é muito grande. Conforme mencionado, é ideal se atentar ao modelo indicado no manual da moto para selecionar a reposição adequada. No mercado, fazendo uma rápida pesquisa online, podemos encontrar modelos de R$20 a R$900.
É claro que isso não leva em conta o modelo da moto, a amperagem ou as dimensões da bateria, servindo apenas para ter uma ideia da faixa de preços praticada.
Por hoje é só, espero que tenha respondido todas suas dúvidas a respeito da bateria de moto. Se ainda tiver perguntas sem resposta, deixe um comentário. Para mais conteúdos como esse, continue ligado no nosso Blog. Até mais!
Rastreamento para proteger a sua moto
Motocicletas são altamente visadas por criminosos, colocando em risco o veículo que muitas vezes se batalha tanto para conquistar. Evite prejuízos e aumente as chances de recuperar uma moto roubada com os pacotes de rastreadores Tracker.
Compatíveis e homologados para diversos modelos de moto, os rastreadores oferecem uma segurança extra, acionando uma resposta rápida das autoridades em uma ocorrência.
Quer mais? Esse dispositivo funciona independente do sistema elétrico e não consome carga da bateria da moto ;)