Saiba qual o carro mais visado para roubo no Brasil e proteja-se
Qual o carro mais visado para roubo no Brasil? [Lista atualizada]
Você sabe qual o carro mais visado para roubo no Brasil? De acordo com uma apuração feita pela Susep, o Peugeot 307 ocupa o primeiro lugar no ranking de carros mais roubados do país, seguido pelo Fiat Sena e Fiat Mobi.
Mas, afinal, o que faz com que esses modelos se tornem alvos fáceis de bandidos? Existe uma forma de se precaver? Essas e outras respostas você encontra no artigo de hoje aqui no blog da Tracker. Boa leitura!
Roubos e furtos de carros não param de crescer
Já viu os índices de roubo de carros? Segundo o Mapa da Criminalidade, do Ministério da Justiça e Defesa Social, em 2018, foram registradas mais de 476 mil ocorrências de roubo e furto de veículos no país. Ou seja, a cada minuto que passava, um carro era roubado.
Trata-se de um dado alarmante, que fica ainda mais preocupante quando somado ao levantamento feito no ano de 2017. Juntando os dois períodos, o total de carros roubados no Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão.
O cenário é desanimador para quem ainda não tem um automóvel ou está pensando em comprar. Por isso, é importante ficar atento aos modelos mais visados para roubo no Brasil.
Assim, caso algum deles esteja em sua lista de compra, você poderá repensar se realmente quer correr esse risco. Confira a seguir o índice de roubo de carros que pode ajudar nessa decisão.
Índice de roubo de carros
A lista a seguir é baseada no Índice de Veículos Roubados (IVR), de autoria da Susep. Os dados relacionam os números de sinistros ocorridos e veículos que contam com seguro auto com apólice vigente.
5 carros mais visados para roubo no Brasil
- Peugeot 307: 1,488% de roubos ou furtos para 6.922 segurados;
- Fiat Siena 1.0: 1,336% de roubos ou furtos para 26.197 segurados;
- Fiat Mobi: 1,315% de roubos ou furtos para 42.050 segurados;
- Fiat Bravo: 1,239% de roubos ou furtos para 7.907 segurados;
- Chevrolet Captiva: 1,135% de roubos ou furtos para 10.747 segurados.
Índice de roubos e furtos na cidade de São Paulo
Por acaso, você vive ou visita com frequência a maior capital do país? Então, um recorte dos carros com maior índice de roubos e furtos na cidade de São Paulo pode ajudar quem está pensando em investir em um automóvel.
Em 2022, aconteceu uma alta de 3,7% no número de veículos furtados em 2022, em comparação ao mesmo período do ano de 2019. Tais dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Adicionalmente, o Boletim Econômico Tracker-Fecap, produzido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado em parceria ao Grupo Tracker, traz outro ponto de atenção. No estudo, o carro Corsa, com suas variações de cores e modelos, desponta como o mais furtado no primeiro quadrimestre deste ano, no estado paulista.
Lista dos 5 veículos mais furtados no estado de São Paulo no primeiro quadrimestre de 2022:
- Chevrolet Corsa Wind;
- Chevrolet Onix OMT 1.0 LT;
- Hyundai HB20 1.0 Confort;
- Fiat Mobi Like;
- Fiat Argo Drive 1.0.
Em quais horários costumam acontecer os roubos e furtos?
Segundo dados da última edição do Boletim, nos primeiros quatro meses do ano, os furtos se mantiveram relativamente bem distribuídos, com predominância de registros pela manhã (30,09%), seguindo de casos à noite (24,79%) e à tarde (23,42%). Por sua vez, os roubos de autos ocorreram mais no período da noite (43,99%).
Rastreador veicular: por que proteger seu veículo com um?
Seu veículo faz parte de alguma das listas de carros mais visados para roubo no Brasil? Ou você pretende comprar algum deles? Em ambos os casos, existem algumas medidas que você pode adotar para se proteger.
O investimento em um rastreador veicular, por exemplo, pode ser extremamente útil para localizar seu carro caso ele seja roubado ou furtado. Para isso, contar com a expertise de quem é pioneiro no segmento faz toda a diferença.
A propósito, o Grupo Tracker é a maior empresa de localização e recuperação de veículos do país. Em mais de 20 anos de atividade, a empresa já realizou mais de 56 mil recuperações, evitando um prejuízo superior a R$ 4,7 bilhões.
Conheça as soluções Tracker e escolha aquela que pode resolver seus problemas!