Como funciona o serviço de carro por assinatura? [Guia prático]
Como funciona o serviço de carro por assinatura? Vale a pena?
Você é adepto à onda de “usufruir” ao invés de “ter”, inclusive na mobilidade? Se sim, saber como funciona o serviço de carro por assinatura é vital para escolher a melhor empresa e evitar dores de cabeça no momento da devolução do automóvel.
Na prática, o “carro por assinatura” é um tipo de aluguel. Nele, o cliente usa o veículo por um determinado período, que pode ser entre 12 a 36 meses.
E o melhor: você não precisa se preocupar com gastos, como impostos e taxas. Isso inclui: IPVA, seguro DPVAT, licenciamento, seguro, manutenção preventiva do veículo e afins. Todos os custos estão incluídos na hora do contrato.
Mas, lembre-se: nem tudo são flores! Como em qualquer serviço, há pontos negativos. Por isso, é necessário atentar para todos os detalhes antes de assinar o contrato.
Pensando nisso, o Grupo Tracker preparou um guia completo, que cobrirá os pontos-chave do assunto. Confira!
- Como funciona o pagamento de carro por assinatura?
- O que é necessário para ter um carro por assinatura?
- Quais empresas trabalham com carro por assinatura?
E muito mais!
Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
O que você precisa saber sobre um carro por assinatura?
Para contratar um automóvel por assinatura, o motorista deve analisar quais são as necessidades dele no momento, como: o uso será para viagens ou trabalho? Isso fará muita diferença na escolha do veículo.
Em paralelo, é necessário definir a categoria do carro e pesquisar os custos cobrados pelas empresas disponíveis no mercado.
E, após escolher o modelo e a companhia, basta entrar em contato com a empresa e analisar o contrato. Neste momento, você deve verificar se há proteções incluídas no seguro oferecido, bem como a duração do aluguel.
Ao assinar os papéis, pode-se escolher a data e hora para a entrega do automóvel que chega novinho em folha. E, durante o período de espera pelo “carro novo”, o condutor pode escolher um provisório da mesma categoria.
Em alguns casos, as empresas disponibilizam aplicativos que oferecem várias informações sobre o veículo, como:
- gestão de manutenções;
- acompanhamento de condutores;
- quilometragem;
- consumo;
- gerenciamento de multas;
- medições de velocidade atingida.
Leia mais: tudo o que você precisa saber como funciona rastreador veicular GPS
Como funciona o serviço de carro por assinatura?
O consumidor paga uma mensalidade para usar o automóvel zero quilômetro durante um período.
Há empresas que permitem a aquisição do carro quando o contrato é finalizado. Porém, o valor pago durante a vigência do documento não é abatido no preço do automóvel.
Isso significa que, em nenhum momento, o consumidor é proprietário do veículo. Ele paga somente uma mensalidade para rodar pelas ruas e estradas.
Como funciona o pagamento de carro por assinatura?
Essa assinatura tem uma franquia de quilometragem mensal, com o prazo de 12, 18 ou 24 meses. Por exemplo, a CNN apurou que isso custa R$ 869/mês no Brasil, valor do Renault Kwid com franquia de 500 quilômetros mensais e 20 meses de contrato.
Quais empresas trabalham com carro por assinatura?
Essas são algumas empresas que disponibilizam carros por assinatura, incluindo as montadoras:
- Porto Seguro;
- Unidas;
- Localiza;
- Movida;
- Flua! (marca da Stellantis);
- Audi;
- Renault;
- Volkswagen.
O que é necessário para ter um carro por assinatura?
Esses são os principais pontos a se considerar para quem quer contratar um carro por assinatura:
- ter mais de 21 anos;
- cartão de crédito no nome do titular da locação;
- aprovação pela política de crédito da locadora;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- mensalidades que não comprometem mais do que 30% da renda do contratante.
Nesse último caso, você pode adicionar a renda de cônjuge no contrato.
E, agora que você já sabe como funciona o serviço de carro por assinatura, provavelmente está animado em contratá-lo, não é mesmo?
Mas será que vale a pena?
É isso que discutiremos no tópico a seguir. Acompanhe!
Quais são os benefícios do carro por assinatura? 4 pontos fortes!
Para começar, confira as vantagens do serviço:
1- Carro 0km
Independentemente da empresa ou montadora contratada, o automóvel que você assinar sempre será 0km. É como se você estivesse adquirindo o veículo em uma concessionária.
O mais interessante é que você pode escolher todos os detalhes do carro, como:
- cores;
- acabamento;
- itens de segurança e tecnologia;
- instalação de insulfilm;
- entre outros.
2- Tudo incluso
Outro benefício dos carros por assinatura é que eles trazem menos dores de cabeça para os motoristas. Isso porque os custos com seguro, documentação, revisões e manutenções preventivas estão incluídos nas parcelas mensais.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com muitos detalhes, apenas com o combustível, além de cuidar muito bem do veículo.
3- Menos burocracia
Quem já passou por um financiamento bancário para veículos sabe o quanto esse processo é burocrático. É necessário ter nome limpo, idade mínima ou máxima, renda comprovada e bom score.
Também é importante apresentar uma série de documentos, como RG, CPF e comprovantes de estado civil e rendimentos (holerite ou extratos bancários).
Só de pensar em todas essas etapas dá até calafrios, não é mesmo?
Já em um serviço de carro por assinatura, o processo é bem mais simples. Basta ter nome limpo, renda que suporte o valor das parcelas e cartão de crédito com limite para imprevistos.
4- Preços vantajosos
A economia em um carro por assinatura é bem menor se for comparada com um financiamento. Adicionalmente, é importante reforçar que não é necessário pagar uma “entrada” para sair dirigindo pelas estradas.
Leia mais:
- Carro a gás: 5 prós e contras. Será que vale a pena?
- Saiba qual o carro mais visado para roubo no Brasil e proteja-se
- Tudo o que você precisa saber como funciona rastreador veicular GPS
Quais são as desvantagens do carro por assinatura? 4 pontos críticos!
Como nem tudo são flores, conheça os pontos negativos de contratar um carro por assinatura:
1- Não é permitido comprar o veículo
Ao lidar com um carro por assinatura, o motorista pode se apaixonar pelo veículo e por todos os recursos disponíveis.
Contudo, após o vencimento da parcela, o automóvel é levado para uma rede concessionária para ser comercializado nas lojas. Portanto, não se apegue ou sofrerá com as despedidas.
2- Não é possível modificar pequenos detalhes
Nem sempre gostamos de todos os detalhes de um carro. Quando assinamos um veículo, a situação não é diferente. Porém, a modificação no modelo escolhido não é permitida.
3- Não é permitido emprestar para outras pessoas
Outra restrição que existe com os carros por assinatura é que o serviço não permite emprestar o veículo para parentes ou amigos.
No momento da contratação, a empresa pede o registro dos nomes dos motoristas que serão responsáveis pelo veículo.
4- Não é possível usar em serviços por aplicativo
Se você pretende assinar um carro para trabalhar com um serviço de aplicativo, é melhor pensar em outra estratégia. No caso, as companhias estabeleceram a política de limites de quilometragem para a assinatura.
Por outro lado, há várias empresas que já oferecem planos e benefícios diferenciados para esses profissionais. Então, vale a pena fazer uma pesquisa completa antes de tomar sua decisão.
Sabendo como funciona o serviço de carro por assinatura e quais são os pontos negativos e positivos, é hora de tomar sua decisão.
Se você percebeu que a melhor saída é adquirir um carro novo ao invés de assinar, destacamos aqui no blog diversos automóveis populares para todos os bolsos.
E, caso a preocupação com a violência seja um dos motivos pelos quais você prefere assinar um carro ao invés de comprar um veículo, temos uma dica de ouro.
O Tracker Smart é um dos melhores sistemas antifurto de veículos do país. Com essa tecnologia, seu veículo estará sempre conectado e protegido. Aliás, você saberá se seu carro ou moto está onde realmente deveria estar.
De quebra, ainda poderá bloquear o veículo quando quiser, utilizando o aplicativo como um verdadeiro dispositivo antifurto. Tudo isso via Bluetooth!
Quer saber mais detalhes? Então, acesse nosso site e faça uma cotação agora mesmo.