Escapamento de moto: função, componentes e tipos. Saiba tudo!
Escapamento de moto: tudo que você precisa saber
Quem é apaixonado por motocicletas adora o som que ela faz, por isso, modificações no escapamento de moto são muito frequentes, buscando um visual e uma sonoridade com mais imponência e esportividade. Mas será que essa é uma boa ideia?
De cara, muitas pessoas pensam no que diz a lei, o que é bem compreensível, já que levar uma multa de trânsito nunca é uma boa experiência.
No entanto, modificações no sistema de escape precisam se atentar em cumprir todas as funções do equipamento da maneira correta, não apenas em relação ao controle da poluição sonora.
Para esclarecer é preciso saber qual a função do escapamento de moto, quais peças compõem o sistema de escape e quais regras esse equipamento deve seguir. Depois de tirar essas dúvidas, veremos o que diz a lei sobre escapamentos esportivos e como fazer essa modificação sem infringi-la.
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Qual a função do escapamento de moto?
Na prática, o escapamento de moto é muito mais do que o tubo de exaustão que fica próximo da roda traseira. Esse complexo sistema é responsável por atenuar a poluição sonora e atmosférica gerada pela combustão do motor.
Em primeiro plano, o sistema de escapamento coleta os gases gerados pela queima do combustível. Seja um motor à gasolina, etanol ou mesmo uma moto flex, ele irá gerar gases poluentes em uma alta concentração, que passa pelo catalisador e filtros do escape para diminuir seu impacto ambiental.
Outro ponto importante é em relação ao som produzido pelo motor. O escapamento de moto também possui certos componentes e válvulas que abafam o barulho e controlam sua intensidade, evitando que o motor exposto da motocicleta cause muito incômodo, especialmente em grandes centros urbanos.
Também devemos destacar que o escapamento de moto completa o funcionamento ideal do motor. Garantir a exaustão adequada dos gases está diretamente ligada ao desempenho do motor, que trabalha em um ciclo contínuo.
Partes do escapamento
É muito importante conhecer os componentes do sistema de escapamento da moto, para que se possa identificar com mais facilidade possíveis avarias e promover uma manutenção preventiva adequada com a ajuda da oficina da moto. Vamos lá?
- Coletor: como o nome já diz, é o componente que fica acoplado ao cabeçote no motor e que coleta os gases dos cilindros após a queima do combustível;
- Catalisador: a função do catalisador é fazer o tratamento e conversão dos gases resultantes da combustão para que sejam menos poluentes e danosos ao meio ambiente;
- Silenciador: é a ponta do escapamento de moto, responsável pelo abafamento do som gerado pela combustão.
- Turbina: em motos turbo com escapamento esportivo, o turbocompressor coleta o ar e comprime, entregando um ar mais frio e de melhor qualidade para queima.
Tipos de escapamento de moto
Agora que já sabemos as partes que compõem o escapamento da moto, precisamos entender quais os tipos de escapamentos disponíveis no mercado. Sendo uma das customizações mais comuns nas motos, vamos saber quais são essas opções.
Escapamento original
Começando pelo modelo de escapamento original, desenvolvido de acordo com o projeto da montadora. É uma opção ideal, pois considera as condições ideais de funcionamento do motor, do sistema de exaustão e também da injeção eletrônica.
Também é importante citar que o escapamento de moto original segue à risca as exigências de controle da poluição sonora e atmosférica quando está em boas condições, ou seja, alterações no som da moto ou na fumaça expelida podem indicar problemas mecânicos.
Escapamento esportivo
O escapamento esportivo é um modelo que deixa a moto com um som mais intenso e, na teoria, também ajuda na performance. Vale destacar que é comum chamar de escapamento esportivo para moto não só o sistema completo, mas também certos componentes, como as ponteiras esportivas.
Principais dúvidas sobre escapamento esportivo
Como mencionamos, customizações no escapamento da moto são muito comuns, para quem quer dar mais personalidade e imponência ao veículo.
No entanto, essa prática também gera muitas dúvidas. A lei permite trocar escapamento? Posso trocar só a ponteira? Escapamento esportivo melhora desempenho? Essas são as perguntas que iremos responder a seguir.
É permitido por lei?
Sim. Alterações no escapamento de moto são permitidas por lei, inclusive para instalação de escapamento esportivo. A única ressalva é que essa modificação não pode ir contra outras exigências do CTB.
Mesmo com a nova lei de trânsito, não há leis que proíbam modificações no sistema de escape da moto. Porém, o sistema de escapamento precisa respeitar os limites de emissão de poluentes e ruídos.
O nível de poluição atmosférica é inspecionado por órgãos específicos, ligados ao Plano de Controle da Poluição de Veículos em Uso, gerido pelo CONAMA e o IBAMA. Já para o nível de ruído, o máximo previsto na lei é 99 decibéis, medidos no decibelímetro.
De modo geral, o problema dos escapamentos esportivos ocorre quando a modificação é feita fora dessas especificações. É o caso do escapamento estourado, do difusor ou das ponteiras que simplesmente deixam a moto sem o catalisador.
O que é difusor?
Difusor é um componente eletrônico que altera o barulho do motor através de uma válvula instalada junto ao escapamento da moto. Por um controle remoto, é possível abrir a válvula para um barulho mais forte e esportivo, ou então fechá-la para retornar ao som original.
Trocar só a ponteira é uma boa ideia?
Quando se pensa em colocar um escapamento de moto mais esportivo, o ideal é pensar em adquirir o sistema completo. Isso irá garantir o funcionamento ideal, com todos os componentes necessários.
Colocar uma ponteira esportiva pode provocar a perda do catalisador e do silenciador no conjunto, gerando risco de multa, além de causar perda de desempenho em motos com injeção eletrônica.
Escapamento esportivo vale a pena?
Se vale a pena, depende muito da moto e de como se faz a instalação. Motos de baixa cilindrada apresentam um limite de desempenho que dificilmente compensa fazer a troca, o que leva muitos motociclistas a optar pela ponteira, conforme falamos, não é uma boa ideia.
Trocar todo o sistema do escapamento de moto por sua vez, com todas as peças necessárias pode garantir um ganho de desempenho e esportividade na motocicleta, quando feito adequadamente e com peças de boa qualidade. O resultado é sentido com mais facilidade em motos mais esportivas.
Podemos ver um pouco mais sobre isso no vídeo abaixo:
Modificar escapamento de moto perde garantia?
Sim, trocar o escapamento original, feito especificamente pela montadora para o modelo da moto, por um esportivo pode ocasionar na perda de garantia, pois altera as condições e parâmetros originais de funcionamento.
Manutenção e limpeza de escapamento de moto
A limpeza do escapamento de moto garante um visual impecável para exibir em passeios ou em uma viagem de moto e também ajuda na manutenção preventiva, evitando entupimento dos tubos e acúmulo de sujeira.
Se você não sabe como limpar o escapamento da moto, o vídeo a seguir traz uma ótima sugestão com o uso de gel decapante. Confira:
Agora, se você quer apenas uma limpeza básica, o passo-a-passo é o seguinte:
- Comece limpando a lateral do escapamento de moto com água, usando uma mangueira ou pulverizador. Cuidado para não jogar água dentro do cano do escape. Por isso, para limpar a ponta do componente, use um pano úmido;
- Tampe a ponta do escapamento com um plástico para evitar que líquidos entrem pelo cano;
- Utilize um produto específico para limpeza automotiva, espalhando até formar espuma;
- Enxágue com água, retirando a cobertura da ponta do cano para não acumular resíduo nessa parte;
- Seque todas as peças com um pano seco e não-abrasivo.
Prontinho, assim o escapamento da moto está limpo e pronto para você curtir a vida sobre duas rodas. Não se esqueça de utilizar um bom capacete!
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