icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 15, 2022

Frete rodoviário: tabela do preço é alterada por MP. Saiba mais!

frete rodoviário

Frete rodoviário: MP altera regra para valor do piso. Entenda! 

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, no dia 17 de maio de 2022, uma Medida Provisória (MP) 1117/2022 que modifica uma regra para a criação da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. 

A MP diminuiu de 10% para 5% o percentual de variação no valor do diesel para o ajuste dos preços da tabela. A mudança é aplicada depois de um novo aumento no preço do óleo diesel, no início de maio do mesmo ano de 2022. 

Leia mais também em: Como é a performance do Volkswagen Constellation? Descubra!

O que influencia no valor do frete rodoviário? 

Criada em 2018, depois da greve dos caminhoneiros, a legislação sobre a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas define que Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) precisa divulgar a tabela semestralmente, até os dias  20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, com os preços válidos de piso para o semestre. 

De acordo com o texto, a atualização da tabela de frete ANTT deve ser feita sempre que houver mudanças no valor do produto igual ou acima de 10%. Com a alteração aplicada pela MP, esse percentual teve queda para 5%. 

Então, sempre que houver volatilidade no valor do preço do óleo diesel no Brasil acima de 5% em relação ao valor considerado na planilha de cálculos, a ANTT é obrigada a atualizar a tabela. 

"Com isso, pretende-se dar sustentabilidade ao setor do transporte rodoviário de cargas, e, em especial, do caminhoneiro autônomo, de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade", diz nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência.

Para a construção da tabela do frete rodoviário, são considerados diversos elementos. 

  • Preço do produto;
  • Quantidade de quilômetros rodados na realização de fretes;
  • Eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas;
  • Planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos respectivos pisos mínimos.

Leia mais também em:

Mudanças na tarifa rodoviária são constantes  

Já não bastam os constantes aumentos no preço da gasolina, agora, o motorista precisa lidar também com as mudanças no valor do frete rodoviário. Isso porque, o transporte de carga agora tem novo mínimo. 

Na nova tabela divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a alíquota aplicada teve uma variação de 11% a 14%, de acordo com os parâmetros envolvidos.

  • Tipo de carga, 
  • Número de eixos do veículo;
  • Distância do deslocamento;
  • Particularidades da operação, que também estão incluídas no valor do frete. 

A publicação do reajuste do frete rodoviário foi feita pela edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A ANTT optou pela atualização depois da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) comunicar a mudança no valor médio do diesel S10, que atingiu R$ 6,751 por litro, na última semana de fevereiro. 

Com as mudanças, o frete de um caminhão de dois eixos que faz o transporte de carga frigorífica será de R$ 3,51 por quilômetro rodado. 

Já para aqueles motoristas que fazem o transporte de carga perigosa, o bolso ficará ainda mais pesado. O custo será de R$ 3,56 por quilômetro, incluindo tarifa de R$ 364,71 para carga e descarga.

Como diminuir o impacto do frete rodoviário? 

O valor do frete rodoviário e do preço da gasolina afetam diretamente o planejamento de qualquer empresa que trabalha com logística.

O cenário pode piorar ainda pior se a sua carga não é protegida e não contém um sistema de monitoramento, em caso de roubo e furto. Já pensou o prejuízo que teria com as finanças? 

Para evitar esse tipo de problema, conheça abaixo algumas soluções que podem ajudá-lo na estrada.

Tracker LOG Max

Trata-se de um monitoramento de frotas com máxima segurança para seu patrimônio. Essa versão potencializada combina todos os benefícios do monitoramento Tracker em um robusto sistema de rastreamento. 

A solução contém dispositivos GPS + RF alimentado + RF autônomo. O Tracker LOG Max oferece recursos diferenciados, possibilitando usufruir o melhor controle logístico aliado à máxima proteção para sua frota durante as operações de transporte.

Veja abaixo quais são os benefícios.

  • Acompanhamento em Tempo Real;
  • Exclusivo alerta Antijammer da Radiofrequência;
  • Rastreador RF imune a inibidores de sinais, com captação de sinal mesmo em locais fechados como túneis, garagens ou galpões;
  • Plataforma de Monitoramento via Web com App para Smartphone;
  • Configuração de Alertas e Relatórios Personalizados;
  • Disponível para Caminhões, Automóveis, Motos e Máquinas.

Os recursos extras também ajudam a aprimorar o serviço. 

  • Sistema com Sensor Touch em caso de manuseio da placa;
  • Sensor de Luz (em caso de abertura do equipamento);
  • Alerta de Rompimento do Lacre de fixação do equipamento no veículo;
  • Rastreador GPS com conectividade total ao rastreador RF alimentado, capaz de ativar e escutar o RF autônomo;
  • Em caso de perda do sinal GPS, o Comando de Operações Tracker poderá visualizar o veículo via antenas de LBS, otimizando o processo de rastreamento em ocorrências de roubo ou furto. 

Tracker LBS

Uma tecnologia contra roubo e furto agora também com visualização em mapas. Ela oferece diversos benefícios, como: acompanhamento e posicionamento no mapa, controle logístico, alertas antijammer, entre outros. 

Iscas de cargas 

As iscas de cargas são dispositivos que combinam a melhor tecnologia para localização com a possibilidade de monitoramento por meio de mapas. Veja abaixo duas possibilidades.

  • Iscas descartáveis: vigência de 10 ou 20 dias (formatos – papelão, resinado, termo retrátil);
  • Iscas recarregáveis: vigência de 12 meses (formatos – plástico, resinado, termo retrátil)

O frete rodoviário não está sob nosso domínio, mas é possível evitar mais prejuízos cuidando da segurança do nosso caminhão. Então, conheça o Grupo Tracker  e descubra todas as soluções disponíveis para o seu pesado. 

Categoria: