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O Caçador Tracker
January 7, 2021

Lona de freio de caminhão: o que é, função e quando trocar

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Tudo sobre lona de freio do caminhão: entenda sua função para a frenagem

Veículos pesados precisam de muita potência para entrar em movimento e mais ainda para desacelerar, principalmente por conta da carga. O sistema de frenagem é composto por várias partes, entre elas, temos a lona de freio do caminhão.

Impulsionada pelas sapatas em direção ao tambor, a lona de freio provoca a desaceleração através desse atrito. Se há atrito, há desgaste, por isso é tão importante fazer a troca periódica da lona de freio do caminhão, mantendo sua eficiência de frenagem.

As estradas brasileiras são um desafio à parte para o transporte de cargas. Acidentes envolvendo veículos pesados costumam ser graves e devem ser evitados a todo custo. Mesmo no caso do caminhão quebrar e ficar parado na estrada, para empresas de logística e gestão de frotas, isso já é um prejuízo a ser combatido.

Vamos ajudá-lo nessa tarefa. Entenda detalhadamente o que é e para que serve a lona de freio de caminhão, além de indicar quanto tempo dura uma lona de freio, como aumentar sua vida útil e quando é hora de trocar a peça. 

O que é lona de freio de caminhão?

A lona de freio do caminhão é uma peça curvada, fabricada a partir de um composto de fibras sintéticas, resinas e metais. Fixadas nas sapatas, partes móveis do sistema, quando o freio é acionado elas entram em contato com o tambor e ajudam a diminuir a velocidade das rodas.

De acordo com a composição da peça, a lona de caminhão pode apresentar mais dureza, resistência ao atrito e às altas temperaturas, consequentemente obtendo uma frenagem mais eficiente e segura.

Função da lona de freio

A função da lona de freio de caminhão é gerar atrito e desacelerar o veículo de forma segura. Ao acionar o pedal, ela é impulsionada contra o tambor e de forma gradativa diminui a velocidade do caminhão. 

À medida que esse processo se repete, a fricção causa o desgaste da lona e com o passar do tempo esse funcionamento pode perder a efetividade. Se isso continuar por muito tempo, o freio perde a capacidade de desacelerar o veículo e pode provocar acidentes graves.

Diminuir a velocidade de um veículo pesado ou realizando o transporte de cargas é extremamente importante, sendo essa a principal função da lona de freio e um bom motivo para realizar a manutenção preventiva, especialmente na gestão de frotas para empresas de logística.

Duração da lona de freio: quando trocar?

De modo geral, a duração da lona de freio de caminhão varia de um fabricante para outro. No entanto, para uma manutenção preventiva da lona de freio, bem como todo o sistema de frenagem, é recomendado realizar ao menos uma checagem a cada 5 mil km rodados ou 6 meses.

Mesmo que as lonas de freio ainda não tenham atingido o limite da vida útil, verifique se a espessura da peça irá resistir até a próxima manutenção programada ou se existem rachaduras ao longo da superfície de atrito. O mais indicado é realizar a troca, sempre considerando as recomendações de cada fabricante das peças. 

Nessa etapa, também é indicado aproveitar para checar os outros componentes, como tambor e sapatas, limpar o sistema de freios e verificar se há vazamentos ou outros problemas.

Vale destacar que ao perceber sinais de desgaste excessivo, como superaquecimento, trepidação no tambor e ruídos estranhos ao frear o caminhão, é imprescindível verificar o sistema de freios e trocar a lona, mesmo que não esteja próximo da manutenção preventiva programada.

Para você entender um pouco mais sobre a troca da lona de freio do caminhão, o vídeo abaixo mostra como é feito na prática:

Como aumentar a vida útil da lona de freio

Para aumentar a vida útil das lonas de freio do caminhão, existem algumas dicas que o caminhoneiro pode adotar na forma como dirige o veículo pesado. Veja:

  • Troca de marchas: realizar a troca de marchas de forma adequada é uma forma simples de evitar o acionamento desnecessário dos freios e diminuir o desgaste acumulado da lona, aumentando sua durabilidade;
  • Uso de freios auxiliares: o desgaste da lona ocorre pelo atrito e calor gerado ao frear, para desacelerar o veículo e esse processo, recomenda-se usar os sistemas de freio auxiliares, especialmente para controlar a velocidade em longos declives;
  • Manutenção preventiva: voltando ao tópico anterior, realizar a manutenção preventiva do sistema de freios é essencial para não sobrecarregar as lonas de freio do caminhão e acelerar o desgaste com isso.

Qual melhor lona de freio: quanto custa + composição

O preço da lona de freio do caminhão pode variar muito, de acordo com o modelo do caminhão e composição da peça. Partindo de R$ 30 até R$ 500, é importante seguir alguns cuidados para encontrar a melhor lona de freio, considerando principalmente a relação custo-benefício.

De todo modo, a primeira dica é utilizar peças originais e certificadas pela montadora do veículo, pois isso garante que a lona de freio do caminhão passou pelos testes de qualidade e está apta a atender a carga de frenagem de cada modelo.

Outro ponto importante é relacionado a dureza e composição da peça. A melhor opção é preferir lonas compostas por fibra sintética, resina e metal, que apresentam uma boa vida útil. A dureza da peça também indica uma melhor capacidade de frenagem.

Observe ainda se a lona de freio é preparada para suportar temperaturas elevadas, o que é comum de ocorrer por conta do atrito. Por fim, vale destacar que peças com amianto em sua composição não são mais fabricadas e, caso encontre uma dessas para comprar, é melhor evitá-las.

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