Luz da injeção eletrônica acesa: o que pode ser?
Injeção eletrônica: como funciona e o que fazer quando a luz da injeção acender
Todo motorista ou motociclista faz a ligação entre a qualidade do combustível com o desempenho e eficiência de consumo do veículo, seja moto ou carro. O que muita gente se esquece, é que a performance também depende da qualidade na mistura ar-combustível, que nos automóveis atuais é controlada pela injeção eletrônica.
Desenvolvida nos anos 90, a injeção eletrônica garante maior qualidade no fornecimento de combustível ao motor e ainda é capaz de diminuir a emissão de poluentes do veículo, por otimizar a proporção utilizada para queima e impulsionamento.
Com carros e motos contando com esse mecanismo, sua popularidade está cada vez maior. Muitos podem ter um veículo com injeção eletrônica e desconhecer sua função ou os cuidados básicos de manutenção.
E aí, o que fazer quando a luz da injeção eletrônica acender? É isso que veremos a seguir, e mais: como funciona a injeção eletrônica, quais seus componentes, quais as vantagens do sistema e quais os problemas mais comuns, suas causas e como consertar.
Como funciona a injeção eletrônica?
Antes de falarmos sobre a luz da injeção eletrônica acesa e até mesmo sobre a própria injeção eletrônica, precisamos lembrar do carburador, que é o antecessor mecânico desse sistema.
O carburador é uma peça mecânica, acoplada acima da câmara de combustão do motor em carros mais antigos, responsável pela admissão e mistura de ar e combustível. Composto internamente por válvulas e compartimentos reguláveis, servia para proporcionar uma mistura eficiente para a queima.
No entanto, esse equipamento acabou defasado, além de agravar a taxa de poluentes emitidos. Para solucionar o problema da emissão de gases poluentes e ainda otimizar a eficiência de consumo com uma proporção mais precisa na mistura ar-combustível, foi criada a injeção eletrônica.
Capaz de adequar a injeção de combustível de maneira adequada e praticamente instantânea, esse sistema é ideal para fornecer as melhores condições de funcionamento aos motores modernos, focados em eficiência e autonomia de combustível.
Para entender um pouco mais sobre como funciona a injeção eletrônica, confira o vídeo a seguir:
Além disso, a injeção eletrônica é um componente essencial para motor flex, capazes de atuar tanto com etanol quanto com a nova gasolina do Brasil, além de também se fazer presente em modelos de carros híbridos ou mesmo aqueles com câmbio automático.
Componentes da injeção eletrônica
Existem diferenças no sistema de injeção eletrônica em carros e motos, no entanto, o conjunto básico apresenta os seguintes componentes:
Central eletrônica
É o cérebro do sistema. A central eletrônica irá receber as leituras dos sensores, calcular a proporção ideal de combustível para a demanda do motor e realizar o ajuste nos atuadores. Também chamada de unidade de comando, ela também armazena dados relativos aos parâmetros de funcionamento e consumo de combustível.
Sensores
Componentes responsáveis por fazer a leitura dos dados de pressão, temperatura, velocidade, proporção de gases emitidos pela queima de combustível, entre outros. Distribuídos em diferentes partes do sistema, é através dessa leitura que a central eletrônica ajusta a mistura ar-combustível.
Sensores em pane ou com falha podem fazer com que a luz da injeção eletrônica acenda, indicando a necessidade de manutenção.
Atuadores
São os injetores de combustível, bomba e outros mecanismos que respondem aos comandos da central eletrônica para garantir a melhor qualidade na mistura ar-combustível fornecida ao motor. Eles são responsáveis também pela correção do ponto de ignição, comando de válvulas e ajuste de marcha lenta.
Luz da injeção eletrônica acesa é sinal de problema?
O painel do veículo é uma central de informações muito importante, que indica o funcionamento dos diferentes equipamentos do automóvel e pode ainda indicar eventuais problemas que apareçam nos sistemas internos.
A luz da injeção eletrônica acesa é um indicativo de problema, sendo que a melhor solução é levar o veículo para verificação em uma oficina mecânica especializada.
Você pode identificar o símbolo da injeção eletrônica pelo desenho de um motor, que pode ou não apresentar um sinal de raio no meio. Normalmente, a luz da injeção eletrônica tem cor amarela, laranja ou âmbar.
Problemas comuns na injeção eletrônica e como consertar
Com a luz da injeção eletrônica acesa, é provável que tenha algum problema no sistema da injeção, que pode ocorrer em cada um dos componentes apontados anteriormente. Além da luz no painel, é provável que o veículo apresente outros problemas ao mesmo tempo, como:
- Dificuldade na hora de dar partida;
- Perda de potência;
- Problemas na marcha lenta;
- Maior consumo de combustível.
Para saber ao certo porquê se acendeu a luz da injeção, a solução ideal é levar o veículo ao mecânico, que vai utilizar um scanner automotivo para colher os dados de leitura da injeção eletrônica e identificar o problema.
De qualquer modo, o problema pode ser um sensor danificado, o que é relativamente simples, mas também pode significar defeitos nos atuadores ou mesmo na central eletrônica.
No geral, a luz da injeção eletrônica acesa não impede ou oferece grandes riscos para o funcionamento do veículo, porém é provável que o mesmo apresente perda de desempenho, aumento de consumo e até mesmo emita mais fumaça.
Vale lembrar que, normalmente, a luz da injeção eletrônica fica acesa quando você liga o carro, assim como a maioria das luzes no painel, apagando automaticamente após alguns segundos. Caso ela permaneça acesa por minutos após o carro ligar, desligue o motor e ligue novamente.
Se o problema persistir, é recomendado levar o carro para uma revisão na injeção eletrônica.
Combustível ruim acende a luz da injeção?
Se você notar a luz da injeção eletrônica acesa logo após abastecer o veículo, isso pode indicar que o combustível foi adulterado ou é de baixa qualidade. Em geral, após rodar um pouco o sistema da injeção faz os ajustes necessários e a luz se apaga. Se for o caso, apenas escolha melhor o posto para o próximo abastecimento.
Se ela continuar acesa mesmo depois de vários quilômetros, isso pode indicar combustível ruim e a melhor opção é levar numa oficina para esvaziar o tanque e substituir o seu conteúdo.
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