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O Caçador Tracker
April 30, 2021

Motor de caminhão: saiba tudo sobre o coração da carga pesada

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Motor de caminhão: como funciona, principais componentes e dicas de manutenção

Todo mundo sabe que o motor de caminhão é o coração desses pesos pesados, já que é responsável por entregar toda força necessária para o transporte de cargas pesadas

Movido a diesel, ele apresenta uma combustão interna de grande intensidade, produzida pela compressão da mistura ar-combustível, um grande feito da engenharia para entregar torque, eficiência e trabalhar em alta potência o tempo todo.

Devido a sua importância para o funcionamento do caminhão, conhecer a fundo o seu funcionamento, as principais peças e os cuidados da manutenção preventiva do caminhão, representa uma atitude positiva para manter o motor sempre nas melhores condições.

É sobre isso que vamos falar neste artigo, mostrando tudo que precisa saber sobre o motor de caminhão. Boa leitura!

Tipos de motor a diesel

Mesmo que o assunto da vez seja o motor de caminhão, vamos começar identificando os principais tipos de motores a diesel, que apresentam diferentes aplicações, muito além de caminhões e ônibus.

Na prática, temos motores pequenos, médios e grandes, classificados de acordo com a potência máxima que cada um deles é capaz de entregar. Resumidamente, temos a seguinte definição:

  • Pequenos: a potência desses motores a diesel chega a 252 cv, equivalente a 188 kW. É utilizado em máquinas, geradores, automóveis e caminhões-leves. Normalmente são motores de injeção direta com quatro ou seis cilindros em linha;
  • Médios: na faixa que vai de 252 a 1006 cv, os motores médios são utilizados em caminhões pesados. Costumam ser de injeção direta em linha, com 6 cilindros, mas também encaixam nessa categoria os V8 e V12;
  • Grandes: acima dos 1006 cv ou 750 kW, os motores grandes movidos a diesel são aplicados para embarcações, locomotivas, geradores e máquinas mais pesadas, que demandam essa potência ainda maior.

Como funciona o motor do caminhão?

Conforme mencionamos na introdução, o motor do caminhão, assim como de outros veículos a diesel, funciona a partir da injeção direta de combustível e ar-comprimido na câmara de combustão, o que dá início a uma forte explosão, sem a necessidade de velas de ignição.

A injeção eletrônica está presente na maioria dos motores de caminhões modernos, auxiliando na tarefa de entregar a mistura ar-combustível na medida certa para controlar as emissões de poluentes. A partir daí, o combustível é injetado em alta pressão no bloco do motor, onde ficam os cilindros.

Em geral, no motor de caminhão os cilindros costumam ser dispostos em linha, uma configuração mais simples, compacta e otimizada. Nos cilindros, ficam alocados os pistões, que serão movimentados pela combustão interna e irão transmitir esse movimento às rodas através das bielas e eixo virabrequim.

Para ter uma visão mais detalhada sobre esse funcionamento, o vídeo abaixo é bem didático e interessante:

Partes importantes do motor de caminhão

Conhecendo um pouco mais sobre como funciona o motor de caminhão, vamos passar brevemente sobre as principais peças que compõem o seu conjunto, explicando algumas das partes que abordamos no tópico anterior.

  • ECU: é a central eletrônica da injeção de combustível, que controla a quantidade e o momento de injetar o diesel pressurizado na câmara de combustão;
  • Bloco do motor: também chamado de long-block, é a parte central onde ficam os cilindros e para a qual as diferentes partes do motor de caminhão se direcionam para funcionar;
  • Turbocompressor: conhecido ainda como turbina ou turbo, é o componente responsável pela admissão e compressão do ar que será utilizado para criar a combustão;
  • Intercooler: antes do ar comprimido chegar à câmara, ele precisa ser refrigerado, passando pelo intercooler para que ele fique frio e tenha mais densidade para queima nos cilindros;
  • Cilindros e pistões: o cilindro é um tubo localizado no bloco do motor, onde se encontram a câmara de combustão e os pistões. Quando ocorre a combustão, o pistão é empurrado para baixo;
  • Bielas: a biela é uma peça móvel que conecta o pistão ao virabrequim. Quando o pistão é movido para baixo, ele empurra a biela, que por sua vez gira o virabrequim e retorna o pistão para cima, promovendo um movimento contínuo;
  • Eixo virabrequim: localizado na parte de baixo do bloco do motor, o virabrequim possui várias articulações giratórias, que recebem o movimento dos pistões. A partir disso, este componente repassa a energia de propulsão para a transmissão e depois para as rodas do veículo.
  • Cárter: todo motor precisa ser lubrificado para diminuir o atrito e garantir o funcionamento adequado, isso é feito através do óleo do motor, que por sua vez fica alocado no cárter, antes de ser bombeado para os outros compartimentos;
  • Filtros: no motor de caminhão também temos diversos filtros para garantir a pureza dos fluidos. Temos o filtro de ar, filtro de óleo e filtro de combustível;
  • Compressor do Freio Motor: o freio motor de caminhão utiliza ar-comprimido para desacelerar o veículo, por isso, junto ao motor temos o compressor do freio, que produz um som muito característico quando o caminhão para.

6 dicas para manutenção preventiva em motor de caminhão

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento e as partes mais importantes do motor de caminhão. Resta então saber como realizar a manutenção preventiva do caminhão, garantindo máxima qualidade ao motor e toda segurança para o caminhoneiro. Vamos lá:

1. Combustível de qualidade faz toda diferença

Se você quer que o motor de caminhão dure bastante, a qualidade do diesel faz toda diferença. Por isso, sempre abasteça em postos certificados, de confiança e bem avaliados pelos colegas caminhoneiros.

Também vale a dica de sempre rodar com o tanque acima da metade, meio cheio, por assim dizer. Quanto mais vazio, maior o acúmulo de ar, umidade e impurezas, que podem prejudicar o motor e fazer você gastar mais. 

2. Siga as especificações do manual do proprietário

O manual do proprietário é o melhor amigo do motor do caminhão. Evite “achismos” e siga sempre as informações dispostas no manual, assim você cuida bem do veículo e mantém a garantia intacta em modelos mais novos.

3. Faça rigorosamente a agenda de trocas de fluidos e filtros

Consultando o manual, temos os dados para troca de óleo, lubrificante e filtros do motor de caminhão. Fique atento aos prazos, monte e siga rigorosamente uma agenda de trocas para garantir máxima qualidade ao seu peso pesado.

4. Fique atento ao nível de óleo do motor

Seja com a checagem com a vareta do óleo ou pela luz do painel, fique atento ao nível de óleo. Como ele lubrifica o sistema e garante menor atrito, é essencial para o funcionamento adequado.

5. Conheça os sinais fornecidos pelo motor

O motor do caminhão pode dar vários sinais de alerta para o motorista. Quando o barulho do motor está diferente do usual, o desempenho caiu de repente, o consumo aumentou ou está soltando mais fumaça que o normal, são indicativos de que algo está errado.

6. Prefira oficinas especializadas e autorizadas

Por se tratar de um componente tão importante, faça a manutenção do motor do caminhão sempre em oficinas autorizadas, assim como outros componentes, como lonas de freio, eixo, pneus e painel de instrumentos.

Procurar um prestador de serviço com base no preço pode sair caro.

Falando em manutenção preventiva para caminhões, além dessas dicas voltadas para o motor do caminhão, nunca se esqueça de fazer o checklist de manutenção, essencial para o cuidado do caminhoneiro.

Para a gestão de frotas, esse cuidado é ainda mais importante, pois se trata de diversos veículos ao mesmo tempo.

Como saber a hora de trocar o motor de caminhão?

O motor de caminhão é um componente de longa vida útil, mas diversos fatores podem sim exigir a sua troca. Caminhões seminovos, quando o antigo dono não realizava a manutenção corretamente, podem ter o motor tão danificado que trocar todo o conjunto é o mais indicado.

No geral, os sinais de que há algo errado com o motor, mencionados anteriormente, indicam a necessidade de manutenção. Se mesmo após levar o motor para a oficina e corrigir tudo que for possível, os problemas se mantiverem ou ocorrerem depois de pouco tempo, pode ser necessária a troca.

Dito isso, tenha muito cuidado na troca do motor de caminhão. Procure um novo motor de origem confiável, certifique-se que o componente tem documentação em dia, numeração batendo e vistorias realizadas. 

Vale ainda o máximo de cuidado com a oficina de sua escolha, que precisa oferecer um serviço especializado e suporte total em todas as fases do processo, inclusive na pesquisa por uma peça nova.

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