Rastreamento por radiofrequência ou satélite: qual é melhor?
Rastreamento por radiofrequência e satélite: como funcionam + principais características
Para combater o roubo de veículos e cargas, uma constante ameaça no Brasil, empresas de transporte rodoviário, profissionais da gestão de frotas e proprietários de automóveis podem contar com rastreadores veiculares como importante medida de segurança e prevenção.
Esse tipo de dispositivo usa tecnologias de comunicação para emitir um sinal e permitir o monitoramento da localização do automóvel ou mercadoria transportada. Na prática, as principais delas são o rastreamento por radiofrequência e via satélite, temas em destaque no post de hoje.
Vamos abordar as principais características e como funcionam os rastreadores RF e GPS, criando um comparativo entre essas tecnologias para que seja possível identificar a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
Se esse assunto é relevante para você, leia até o final e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.
Rastreamento por radiofrequência: como funciona?
Como o nome já indica, o rastreamento por radiofrequência utiliza a emissão de sinal de rádio para se comunicar com as torres de transmissão e assim indicar a localização do objeto monitorado, com base no direcionamento de sinal do dispositivo emissor instalado.
De fato, o sistema só funciona em regiões onde possui uma rede de antenas para comunicação, limitando um pouco o seu alcance. No entanto, dentro da área de cobertura, o sinal se mantém constante na maioria dos cenários.
Mesmo passando por túneis, regiões montanhosas e locais fechados, o veículo rastreado por radiofrequência se mantém no radar, já que a comunicação é feita por ondas eletromagnéticas, que não dependem de uma frequência de transmissão ou linha direta de conexão com satélites, por exemplo.
Principais características do rastreador via radiofrequência
Podemos considerar que o rastreamento por radiofrequência é simples e eficaz, especialmente para localizar veículos e cargas.
Somente por meio desta tecnologia é possível manter o rastreamento mesmo se o dispositivo for exposto a bloqueadores de sinal.
Também conhecidos como jammers, os bloqueadores são dispositivos muitas vezes usados por pessoas má intencionadas para criar uma sombra na comunicação de rastreadores e permitir o roubo de carga sem maiores dificuldades.
Como o rastreamento via radiofrequência é imune à ação dos jammers, é uma excelente alternativa para prevenir o roubo de veículos de passeio ou como sistema de emergência para o rastreamento de cargas, aumentando a segurança para os caminhoneiros e para a mercadoria transportada.
Rastreamento via satélite: como funciona?
A seguir, temos a tecnologia de rastreamento via satélite, que utiliza o sistema de GPS para acompanhar com precisão e riqueza de detalhes a localização de veículos e carregamentos, principalmente em viagens de longa distância.
Nesse tipo de dispositivo, o emissor envia as coordenadas da sua posição e dados gerais sobre o veículo para o satélite, que calculam o tempo até receberem os dados e indicam a posição do objeto monitorado em tempo real.
Principais características do rastreador via satélite
O rastreamento de frota por satélite é muito eficiente, pois permite acompanhar a localização do veículo com alta precisão e em tempo real, além de ter acesso a dados de inteligência, como desvios e paradas, entre outras manobras realizadas, identificando ações não previstas no planejamento de rota.
De modo geral, o alcance desse tipo de rastreamento também é maior, considerando a cobertura e grande quantidade de satélites utilizados nesse sistema.
No entanto, passar por túneis ou fazer paradas em locais fechados, como galpões e estacionamentos no subsolo, podem interromper a comunicação com os satélites e dificultar o rastreio.
Vantagens e desvantagens de cada tecnologia de rastreamento
Por um lado, temos o rastreamento por radiofrequência como uma tecnologia consagrada, que apesar das limitações de cobertura e precisão, ainda é muito eficiente.
Além disso, a grande vantagem desse tipo de rastreador está no fato dele não ser afetado por jammers, conferindo uma proteção extra para o motorista e também para o dono do carregamento.
Do outro, temos o rastreamento via satélite, que é mais moderno e preciso, além de permitir uma comunicação direta entre a gestão de logística e o motorista, permitindo um monitoramento mais amplo e detalhado.
É muito utilizado em operações logísticas mais complexas, devido à quantidade extra de dados que permite transmitir. Porém, é afetado por bloqueadores de sinal, uma fragilidade que pode ser explorada por criminosos que se especializaram no roubo de cargas.
Rastreamento por radiofrequência ou satélite: qual escolher?
A escolha entre as diferentes tecnologias de rastreamento dependem do perfil do usuário e objetivo geral para a contratação do serviço.
Motoristas comuns, com o intuito de prevenir roubos de carro em centros urbanos por exemplo, podem contar com a acessibilidade e eficiência comprovada do rastreamento por radiofrequência. Atualmente, temos serviços que permitem monitorar o automóvel até mesmo com o smartphone.
Já em tarefas mais complexas, como monitoramento de cargas e caminhões, gestão de frotas e outras operações de logística, o rastreamento via satélite oferece recursos adicionais de inteligência e comunicação que podem fazer a diferença na performance do transportador.
No entanto, é interessante destacar que cargas valiosas ou muito visadas devem contar com um modelo de rastreamento híbrido, combinando essas diferentes tecnologias para manter a segurança e capacidade de monitoramento, mesmo com a tentativa de criminosos em bloquear o sinal para efetuar o roubo.
Como funciona o rastreamento contra roubos e furtos da Tracker?
Agora que você sabe como funcionam essas tecnologias de rastreador veicular, que tal conhecer melhor como a Tracker utiliza a radiofrequência para oferecer uma solução mais completa para seus clientes, vamos lá?
O rastreamento contra roubos e furtos conta com dispositivo emissor de radiofrequência, que é instalado em diversos locais do carro e atua independente do seu funcionamento, pois conta com bateria interna para manter a transmissão sempre ativada.
Imune a ação de bloqueadores de sinal, conta com alerta anti jammer para identificar tentativas de interferência e comunicar a nossa central, que responde imediatamente à ocorrência.
O mesmo ocorre caso seja comunicado o roubo do veículo. A central de rastreamento utiliza uma rede de torres fixas e móveis para aumentar a cobertura da rede, o que também eleva a probabilidade de encontrar o automóvel.
Por fim, as autoridades são informadas da ocorrência e provável localização do veículo, para que a recuperação ocorra com total segurança para todos.