Retificar o motor vale a pena? Fica bom? Quanto custa?
Como retificar um motor e garantir um bom resultado?
Quando o desempenho do automóvel começa a cair, muitos pensam em aproveitar a oportunidade para comprar um seminovo e fazer a troca. No entanto, uma opção que pode valer a pena é retificar o motor, ou seja, investir na recuperação do componente para que ele volte a ter as características de fábrica.
Muitos acreditam que um motor retificado não compensa ou que o resultado não vale a pena, mas a verdade é que, tomando os cuidados necessários, o componente pode voltar da oficina em um estado bem próximo de como estava quando saiu da fábrica.
Quer saber mais sobre este assunto? Então leia o post e descubra:
- O que significa retificar o motor;
- Quando vale a pena investir na retífica;
- Sinais que o motor precisa de reparos;
- Motor retificado ou novo: qual é melhor?
- Quanto custa retificar o motor?
O que é retífica de motor?
De modo geral, retificar o motor significa desmontar o cabeçote e o bloco do motor para substituir itens que podem estar desgastados, como é o caso de anéis, pistões e bronzinas.
O reparo também pode envolver a usinagem de peças que não podem ser trocadas, como virabrequim, bielas, válvulas e o próprio cabeçote do motor. A extensão do reparo depende do nível de desgaste e se o veículo esteve envolvido em acidentes, o que pode demandar um serviço maior, caso seja possível recuperar o propulsor.
Fatores que podem levar o motor para a retífica
Com o passar dos anos e aumento da rodagem, o motor pode apresentar um desgaste previsível, que eventualmente pode demandar o serviço de retífica. No entanto, os fatores que mais obrigam motoristas a retificar o motor envolvem a falta de cuidados básicos com o carro.
Deixar de verificar o óleo do motor, não colocar o aditivo do radiador para evitar corrosão ou sobrecarregar o propulsor com hábitos ruins na direção são alguns exemplos de situações que aceleram o desgaste e levam a necessidade de restauração.
Em outros casos, o uso de peças e produtos de baixa qualidade na manutenção também podem provocar danos e demandar um motor retificado.
Sinais de que precisa retificar o motor
Quando o motor não está funcionando de maneira adequada, ele dá sinais que há algo errado. Em geral, os sinais que o propulsor está precisando da retífica incluem:
- alto consumo de combustível;
- alto consumo de óleo lubrificante;
- vazamento de óleo;
- excesso de fumaça no exaustor;
- superaquecimento constante;
- perda de potência;
- barulhos estranhos, como peças batendo e escape de fluidos.
Ao perceber a ocorrência desses sintomas, leve o veículo a uma oficina especializada em retífica. Lá, ele será avaliado para identificar a origem do problema e extensão dos danos, oferecendo um orçamento para retificar o motor e expectativa de resultado para o serviço.
Quando retificar o motor vale a pena?
O que vale mais a pena, retificar o motor, comprar um propulsor “novo” ou trocar de carro? Tudo depende do tamanho do problema apresentado. Trata-se de uma questão de encontrar o melhor custo-benefício.
Veículos seminovos mais modernos podem contar com um custo de retífica elevado e dificuldade para obter as peças para reparo. Já veículos um pouco mais antigos podem contar com uma facilidade maior em realizar o serviço.
Uma boa forma de saber se compensa retificar o motor é fazer o orçamento. Se a previsão de custo for superior a 50% do preço de tabela do carro, não vale o investimento. Caso fique abaixo dos 50%, a retificação já é mais viável.
Quanto ao resultado, isso irá depender da qualidade das peças e da mão de obra. Nesse quesito, se estiver disposto, não é recomendado economizar. Isso porque uma oficina especializada oferece maiores garantias e a retífica pode durar mais tempo, contando que o motorista cuide corretamente da manutenção.
Como é feita a retífica de motor?
Quando o dono do carro optar por retificar o motor, ele levará o veículo a uma oficina especializada, o que é muito importante para aumentar as chances de um bom resultado. Durante a avaliação do mecânico, ele indicará se a retífica será parcial ou completa.
O motor pode ser dividido em duas partes, a superior e a inferior. Em cima, temos o cabeçote do motor, com as válvulas, guias e comandos de válvulas. Abaixo disso, temos o bloco do motor, onde ficam os cilindros, pistões, bielas e virabrequim.
A retífica parcial é feita quando os danos se concentram em uma dessas partes, sem a necessidade de trocar ou realizar a usinagem de todos os componentes, como ocorre na retífica completa. Conforme é de se esperar, a parcial é mais barata e rápida que a completa.
Confira mais informações sobre como é feita a retífica do motor no vídeo:
Para saber se a restauração ficou boa, é interessante ficar atento ao desempenho e estado do veículo nos primeiros mil quilômetros após a retífica, cuidando principalmente dos níveis de óleo e fluido de arrefecimento.
Verifique se ocorrem vazamentos no motor e se há fumaça em excesso no escapamento, principalmente se ela for de cor branca ou preta. Fumaça branca indica entrada de água no motor por meio de danos no cabeçote ou bloco. Já a fumaça preta é causada pela queima de óleo.
Esses são sinais de que a retífica não foi bem feita. Outro ponto que pode indicar problemas na qualidade do serviço é a baixa excessiva no nível de óleo, medindo no momento da remontagem e após rodar os 1000 km.
Custo médio para retificar o motor
É muito difícil dizer quanto custa para retificar o motor, uma vez que a conta irá depender da marca do carro, modelo, tipo de motor, tecnologias presentes no propulsor e extensão dos danos.
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.
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